sábado, 5 de julho de 2008

Pinhão-Manso: TRATOS CULTURAIS

Apesar de se tratar de uma planta rústica, deve-se manter o terreno sempre livre de plantas daninhas, principalmente em volta das plantas, pois a concorrência daquelas em água, ar, luz e nutrientes pode prejudicar e atrasar o desenvolvimento do pinhão, além de abrigar pragas e/ou insetos transmissores de doenças. O espaçamento permite que sejam feitas capinas mecanizadas ou com tração animal, até mesmo quando em consórcio com outras culturas, o que deve ser feito com a finalidade de reduzir custos com a cultura principal.

O cultivador à tração animal pode ser utilizado no espaçamento de 70 x 90 cm, permitindo o consórcio, nos primeiros anos, de milho, feijão, amendoim, entre outras.

COBERTURA DO SOLO

O pinhão é cultura permanente; o solo pode ser coberto com camada de matéria seca, tomando cuidado para evitar incêndio.

O empalhamento é grande defensor do solo contra a erosão; impede as gotas de chuva incidirem diretamente sobre o solo; evita que a enxurrada leve de roldão a terra da superfície; diminui a perda por evaporação da úmidade do solo; diminui a perda de humo, pelo menor aquecimento do solo pelos raios solares; enriquece o solo de matéria orgânica decomposta.


CAPINAS

Não merece negligência nas capinas, a despeito de se tratar de planta rústica. O mato concorre com a cultura quanto à luz, ao ar, à umidade e aos nutrientes. O mato ainda pode abrigar insetos que danifiquem diretamente ou ocultem insetos vetores de moléstias.

As capinas devem ser amiudadas principalmente na primeira fase de crescimento e desenvolvimento dos pinhões.

O espaçamento permite as capinas com a grade de discos, bem assim com o cultivador plané, até mesmo quando se pratica a consorciação, com a finalidade de suavizar os gastos com a cultura principal. O cultivador à tração animal desenvolve-se bem no espaçamento de 70 -- 90 cm, permitindo o plantio nos primeiros anos de milho, feijão ou equivalente.

PODA

Deve-se realizar uma poda anualmente para poder aumentar o numero de galhas elevando, assim, a produtividade da planta, bem como para evitar um crescimento exagerado da planta o que dificultaria as operações de colheita.
O periodo ideal para a poda é durante a estação da seca, pois, além de ser o periodo de latência da planta, ainda diminui o risco de ataques de fungos nas regiões de corte. No primeiro ano, a poda deve ser feita a 30 cm do solo e daí em diante, a cerca de 1,2 m, sempre lembrando de aplicar fungincida a base de cobre nas feridas.


Fontes:

PlanteBiodiesel

Aboissa

Veja aqui as Fontes e a Bibliografia Consultadas

Um comentário:

Anônimo disse...

EXCELENTES SUAS ABORDAGENS SOBRE O PINHÃO MANSO, BEM COLOCADAS GOSTARIA DE LER COMENTÁRIOS A RESPEITO DO PINHÃO MANSO -ÁGUA (HÍDRICAS)