sexta-feira, 4 de julho de 2008

Pinhão-Manso: HISTÓRIA DA PLANTA

Julga-se oriundo da América do Sul, Brasil e ainda das Antilhas. Foi introduzido em 1783, segundo Vogel, nas Ilhas do Arquipélago de Cabo Verde, alcançando depois, a África e a Índia. Disseminou-se, em maior escala, por todas as regiões tropicais, temperadas e, em menor proporção, nas frias.

Encontra-se nos terrenos incultos, abandonados, sujeitos às queimadas anuais e mesmo assim vegeta.

Constitui, todavia, fator econômico industrial do arquipélago de Cabo Verde, em Angola, Guiné, Moçambique, nas Antilhas Britânicas, nas Filipinas, no México, Porto Rico, Venezuela, Salvador, sempre ao lado de outras culturas.

Segundo Cortesão (1956) e Peixoto (1973), sua distribuição geográfica é bastante vasta devido a sua rusticidade, resistência a longas estiagens, bem como às pragas e doenças, sendo adaptável a condições edafoclimáticas muito variáveis, desde o Nordeste até São Paulo e Paraná. Segundo estes autores o pinhão manso se desenvolve bem tanto nas regiões tropicais secas como nas zonas equatoriais úmidas, assim como nos terrenos áridos e pedregosos, podendo, sem perigo, suportar longos períodos de secas. Encontra-se desde a orla marítima, ao nível do mar, até 1.000 m de altitude, sendo o seu cultivo mais indicado em regiões que apresentem entre 500 e 800 m de altitude. Nos terrenos de encosta, áridos e expostos ao vento, desenvolve-se pouco, não ultrapassando os 2 m de altura.

Fontes:

PlanteBiodiesel

Aboissa

Veja aqui as Fontes e a Bibliografia Consultadas

Nenhum comentário: