sexta-feira, 25 de julho de 2008

Adimplência do Pesa é até 1 de outubro

Brasília, 23 - O deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS) divulgou nota hoje com esclarecimentos sobre a renegociação das dívidas dos produtores rurais. O deputado é relator da Medida Provisória (MP) 432, que trata do assunto. Ele lembrou que a resolução 3.583 do Banco Central, de 1º de julho, manteve em adimplência até 1º de outubro apenas as operações do Programa Especial de Saneamento de Ativos (Pesa), com risco do Tesouro Nacional.

O artigo 3º da resolução alterou o artigo 1º da resolução nº 3.537, de 31 de janeiro de 2008, estabelecendo prazo adicional para pagamento das prestações com vencimento entre 1º de janeiro a 30 de setembro de 2008. Sobre essa mudança, Heinze destaca que a grande maioria das pendências do Pesa são de ordem da União e podem ser pagas até outubro.

Na nota Heinze explica que cerca de R$ 4 bilhões estão no risco do Banco do Brasil e instituições privadas e têm de ser liquidados pelos produtores na data do contrato. "Dívidas que não são risco do Tesouro devem ser pagas conforme foi acertado com o agente financeiro, caso contrário terão um acréscimo de cinco pontos percentuais nas taxas de juros e o valor a ser pago pode triplicar", disse.(Fabíola Salvador)

Fonte:

Nenhum comentário: