segunda-feira, 7 de julho de 2008

Palmáceas Oleíferas

A Embrapa Agroenergia participou neste mês, dia 11, do "5º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, realizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). A Unidade coordenará o I Simpósio Brasileiro de Palmáceas Oleíferas para a Produção e Uso de Óleos e Biodiesel, que acontece durante o congresso, na própria Universidade, nos dias 10 e 11 de julho.

Segundo o chefe da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães, o workshop vai possibilitar o levantamento do estado da arte de cinco palmáceas oleíferas, no que se refere à ocorrência natural, domesticação, potencial de produção de energia e outros usos. São elas: a Macaúba (Acrocomia aculeata (lacq ) Lood. ex Mart), a Palma/Dendê (Elaeis guineensis, Jacq.),o Tucumã (Astrocaryum aculeatum) G.F.W. Mayer), o Inajá (Maximiliana maripa) e Babaçu.

Durante a apresentação, Durães abordará pontos como desafios nacionais, energia de biomassa, diagnóstico do biodiesel e visão estratégica da utilização de palmáceas.

A idéia é apresentar, além do trabalho da Embrapa Agroenergia, no que diz respeito ao uso de palmáceas para biodiesel, o esforço corporativo de PD&I para o produto. Durante o evento, os participantes se dividirão em grupos para estabelecer os principais pontos para a pesquisa e, em seguida, os trabalhos serão apresentados.

As inscrições para o simpósio terão início às 8h, no local do evento. Além da Embrapa, participam também o Instituto Agronômico (IAC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), organizações não governamentais, entre outros.

Fonte:

Ver ainda: Biodiesel e código florestal retomam questão de espécies exóticas

Nenhum comentário: