quinta-feira, 24 de julho de 2008

Agricultores cultivarão amendoim para biodiesel

SÃO LUÍS - Agricultores familiares rurais de São Luís vão plantar amendoim para ser usado como biocombustível. Na semana passada o empresário paulista Carlos Vasque, da Amendo-Oil, assinou termo de compromisso, com a Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar (Coopaf) e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, para fornecimento de sementes para cultivo junto com a oleaginosa pinhão manso, usada na indústria do biodiesel. A empresa também se comprometeu em comprar toda a produção de amendoim, pelo prazo mínimo de 25 anos.

Na ocasião, foi firmado também convênio de cooperação técnica e financeira, entre a Prefeitura, a Coopaf e a empresa Curcas Diesel do Brasil para a realização de ações voltadas para a implantação de projetos de biocombustível, a partir do pinhão manso. A parceria com a empresa começou em abril deste ano, quando o empresário Mike Lu assinou termo comprometendo-se a fornecer sementes de pinhão manso aos agricultores e a comprar toda produção de grãos.

As parcerias firmadas com as empresas Amendo-Oil - beneficiadora de amendoim para fabricação de óleo para uso combustível e humano – e a Curcas Diesel, incluem o plantio experimental de 2,5 hectares de pinhão manso consorciado com amendoim nas comunidades de Calembe e Maracujá, em andamento há 60 dias e o cultivo de 10 hectares na localidade de Rio dos Cachorros, cuja área servirá de Unidade de Validação Tecnológica. O agricultor Roberto Tasaka fornecerá a área para plantio e a mão-de-obra. Já a Secretaria Municipal de Agricultura e as empresas parceiras entrarão com os insumos, tratos culturais, tecnologia, acompanhamento e avaliação dos resultados. O Programa São Luís Bio prevê o plantio de uma de 100 hectares de pinhão manso consorciado com amendoim, milho, feijão, abóbora, entre outros produtos comestíveis.

Fonte: Imirante.com

Nenhum comentário: