sexta-feira, 4 de julho de 2008

Pinhão-Manso: UTILIZAÇÕES DA PLANTA

Tem-se prestado para substituir em parte o arame; os animais respeitam-na pelo acre das folhas e da casca; não lhe tocam à semelhança do aveloz, também conhecido por forquinha ( Euphorbia gymnocladada, Boise ) da mesma família das Euforbiáceas; a cerca torna-se invulnerável aos gados pequenos e grandes, em conseqüência do látex cáustico.

O pinhão e a própria constituição do tapume ainda se presta como produtor de semente oleaginosa; proporciona duas utilidades num tempo único.

Mais uma aplicação do grão-de-maluco é servir de suporte para planta, visto que o tronco se apresenta com a casca lisa, macia; é o caso da baunilha.

A planta ainda tem servido como fixador de dunas na orla marítima. Na medicina doméstica aplica-se o látex ou o suco da planta como cicatrizante de úlcera, também como hemostático; consideram-se ainda as raízes como sendo de poder diurético, estomáquico e adstringente.

O suco da planta também tem emprego como purgante, na dose de 5 a 10 gotas.

O decoto da cápsula retém a urina, estanca o sangue de feridas e úlceras.

As folhas pisadas ou seu decoto são utilizadas em cataplasma aplicada como galactagogo, sobre os seios, como ativador de secreção do leite. Ainda para combater eczemas, dartros, panos e outras dermatoses. São rubefacientes. É eficaz contra o reumatismo. Atribui-se-lhe poder anti-sifilítico.

A raiz, além do emprego medicinal, fornece tinta amarela.

As sementes são empregadas para facho ou archote nas regiões nordestinas e norte brasileiro.

Empregam-se as sementes nos casos de doenças crônicas; a dose é de 5 ou 7, sempre em número impar. O modo geralmente utilizado consiste em assar as sementes, deixar de molho durante algumas horas, com água ou vinho.

Verificam-se casos de intoxicação de crianças e adultos, quando ingerem em excesso como purgativo.

As sementes são adocicadas e de sabor agradável. Constituem gulodice para os meninos e para quem desconhece seus efeitos nocivos. São suficientes 3 ou 4 sementes para purgante. Maior dose é perigosa, e pode ser fatal. Atribui-se a ação a uma globulinha, a curcasina, que foi isolada por Felk. Também ao ácido jatrópico. Acha Kobert, apud Cortesão, provir de fitalbumina.

Ingerindo-se uma única semente fresca, pode causar tanto vômito como diarréia; o efeito é fortemente drástico.

Fontes:

PlanteBiodiesel

Aboissa

Veja aqui as Fontes e a Bibliografia Consultadas

Nenhum comentário: