domingo, 6 de julho de 2008

TECA (Tectona grandis)


Tamanho: 20 a 35 m de altura e 0,95 m de diâmetro, na idade adulta.

Polinização: abelhas e diversos outros insetos.

Clima: próprio das regiões tropicais quentes, livres de geadas. No Brasil, a teca se desenvolve melhor nas regiões com temperaturas médias anuais acima de 24ºC.

Regime Pluviométrico: precipitações entre 1.200mm a 2.500 mm, com período seco ideal de 3 a 5 meses de duração.

Solo: deve ser profundo (mais que 1,5 m), bem drenado, arejado e razoavelmente fértil. Os solos de textura média são os mais indicados e solos ácidos não são adequados para seu cultivo.

Frutos: cilíndricos, de cor marrom, com quatro sementes. A primeira frutificação ocorre aos 5 ou 6 anos de idade. A coleta de frutos é feita manualmente no solo ou diretamente das árvores.

Germinação: variável (10 a 70%) devido à dormência e à maturação incompleta pós-colheita.A germinação das sementes é aumentada pelo armazenamento adequado, pelo período de um ano ou mais. A dormência ou demora na germinação pode ser de alguns dias até um ou vários anos. Para acelerar a germinação, os frutos são colocados sob água corrente durante 24 a 72horas e em seguida secos ao sol. Este procedimento deve ser repetido durante uma a duas semanas, com o objetivo de reduzir o período necessário para germinação de dez até 20 dias.

Produção de Mudas: deve-se adquirir sementes de boa qualidade, de fornecedor credenciado e idôneo. A implantação da cultura de teca pode ser realizada através de mudas de raiz nua,denominada muda-toco, que pode ser transplantada para recipientes individuais ou ser diretamente plantada no campo. A desvantagem é que sua produção demora de quatro a onze meses. Ultimamente, tem-se produzido mudas em saquinhos plásticos e tubetes.

Espaçamento: iguais ou maiores que 2,5m x 2,5m (1.600 plantas/ha ou menos), produzindo os melhores resultados e evitando a necessidade de desbastes freqüentes. Um espaçamento interessante é o 3 m x 2 m.

Tratos silviculturais

Poda: recomenda-se a poda para restringir o núcleo nodoso do tronco a um diâmetro de 10 a 12 cm, valorizando a madeira. As alturas de poda poderão ser diferentes, mas a retirada da copa viva não deve ultrapassar um terço do total, devendo-se relembrar que 70% do valor de uma árvore está em seu terço inferior, evidentemente quando não ocorrerem defeitos na madeira. Nesta porção do tronco é que se deve investir

Controle de ervas daninhas: é necessário rigoroso controle de ervas invasoras, pois a planta é sensível à competição por umidade.

Controle de formigas e outras pragas: formigas cortadeiras e formiga-limão são grandes inimigas da teca. Os danos observados vão desde cortes nas folhas a corte do ápice da árvore, causando brotação lateral das árvores, comprometendo a forma das mesmas. Também acontecem ataques esporádicos de lagartas tais como: a lagarta-de-cartucho (Spodoptera frugiperda J.E. Smith, 1797) e a Hyblaeapuera (Cramer, 1777) (Lepdoptera: Hyblaeidae), sendo esta uma praga de grande importância para a cultura da teca, já que é um desfoliador que causa danos severos em outras partes do mundo

Produtividade

A produtividade média situa-se entre 10 a 15m /ha/ano, totalizando de 250 a 350 m /ha ao longo de 25 anos num regime com 4 desbastes.Cerca de 50 a 60% da produção total é colhida no corte final, correspondendo a cerca de 150 e 230m3/ha.

Utilização

Madeira: a madeira adulta é praticamente imune a ataques de fungos e cupins.

A madeira da teca tem extraordinária beleza e excelente qualidade em todos os aspectos, e apresenta trabalhabilidade fácil.

A teca pode ser utilizada em carpintaria em geral, para tornearia e fabricação de chapas. É considerada como insuperável na construção naval, e extremamente adequada para todo o tipo de construções dentro e fora de água.

Fonte: EMBRAPA Florestas

Tectona grandis (Teca)

Teca é nova opção na indústria mundial

Mudas de Teca - Disponível aqui até 17/10/2008

Nenhum comentário: