sexta-feira, 4 de julho de 2008

Pinhão-Manso: DESCRIÇÃO

Nome científico: Jatropha curcas L.

O nome Jatropha, deriva do grego iatrós (doutor) e trophé (comida), implicando as suas propriedades medicinais. curcas é o nome comum para o pinhão manso em Malabar, Índia.

Nomes populares: Figo-do-inferno, Grão-de-maluco, Mandubiguaçú, Manduigaçu, Mandythygnaco, Medicineira, Pião,Pinha-de-purga, Pinha-de-purga, Pinhão bravo, Pinhão croá, Pinhão manso, Pinhão-das-barbadas, Pinhão-de-cerca, Pinhão-de-cerca, Pinhão-do-inferno, Pinhão-do-paraguai, Purgante-de-cavalo, Purgueira, Sassi, Siclité, Tapete, Tartago, Tuba, Turba.

No Mundo:

  • Inglaterra: Physicnut
  • Honduras, El Salvador: Tempate
  • EUA: physic nut, purging nut, Barbados nut
  • França: médicinier, purghère, purgera ou pignon d'Inde, pagnon de Barbarie, noix americaine
  • México: zicilte
  • Egito: ab el moluk
GÊNERO E ESPÉCIE - No gênero Jatropha arrolam-se árvores e arbustos de folhas alternas e flores agrupadas em panículas ou corimbos, em geral monóicos; as flores masculinas e femininas com cálice, às vezes com corola, e 10 ou mais estames monoadelfos e 3 estiletes e carpelos e 3 sementes. Este gênero compreende as seguintes espécies mais comuns:

Jatropha curcas, L., Curcas purgan, Engl., Curcas Britt: Pinhão-do-paraguai - pinhão manso, pinhão de purga ou simplesmente pinhão. Habita principalmente a América tropical. Encontra-se também no sul do Brasil e até no Chile.

Jatrophas gossipifolia L.:Pinhão roxo. Habita o Nordeste e o Sudoeste do Brasil, as Antilhas e a América tropical continental. É mais raro que o pinhão-do-paraguai. É arbusto leitoso, de folhas glabras ou pubescentes na página interior, palmadas, lobadas além da metade de 12 a 15 cm, margens ciliadas ou glandubíferas, 3 -- 5 partidas ou 3 -- 5 lobadas, com seguimentos ovados, pontiagudos, denticulados ou inteiros. As flores são roxas, com cápsulas. Inflorescência em cimos. Cápsula ovóide e subglobosa, truncada nas extremidades, com 3 lóculos, contendo 3 sementes. Possui as mesmas propriedades, porém mais enérgicas, que o pinhão-do-paraguai.

Jatropha multifida L.: Flor de coral. Cultivada em São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados. Árvore pequena. Folhas digitadas, partidas em 11 divisões, mais ou menos, de 12 -- 15 cm, as divisões lobadas e flores em corimbos, cor de coral com fruto ovóide.

Jatropha Pohliana, Muell, Arg.: Pinhão bravo, pinhão branco, em Pernambuco. Encontra-se e todo o Nordeste. Arbusto lenhoso. Folhas longo-pecioladas, palmatilobadas, de bordas espinhosas. Inflorescência em cimeira. Flores amarelo-esverdeadas com raias vermelhas. Fruto é cápsula com 3 lóculos, com 3 sementes brumáceas, oleaginosas. Possui o mesmo emprego que o pinhão. Há três variedades: - molissimo, Muell, Arg., subglabra, Muell, Arg. Encontra-se desde a Bahia até São Paulo. Arbusto baixo, folhas um pouco como o carvalho ( Quercus robur ) quase glabras, penadas, lobadas e dentadas de 6 -- 10 por 4 -- 5 sépalas e 10 estames.

Jatropha urnes, L. J., statimulosa Michx: Cansanção de leite - pinha queimadeira - urtiga vermelha - . Encontra-se na América Central até Pernambuco e Rio de Janeiro. Dá preferência às situações sombreadas, habita as serras frescas provenientes de freqüentes fontes naturais, olhos d'água. Planta herbácea suculenta, em torno de 1 m de altura, ereta, apresentando hastes e folhas tapizadas de pêlos glandulares dolorosos e ardentes. Em contato com a pele, os pêlos quebram as pontas e derramam o líquido cáustico, urentíssimo, provocando um prurido insuportável, com inchação e até feridas. Dizem que o cozimento da raiz tonifica e estimula o aparelho geniturinário; o chá da raiz na medicina caseira é tomado como diurético e sudorífico.

ESPÉCIE - Howard, segundo J. Adam, apud Cortesão, assinala a variedade de folhas verdes, com sementes, com tegumento castanho-avermelhado, porém de estrutura anatômica pouco diferente da variedade de folhas vermelhas, com sementes pequenas, de tegumento escuro. Adam cita a variedade de Jatropha Mahafalensus, de Madagascar, que cresce, reproduz e dá produção analoga à da Jatropha Curcas, L.

Cortesão informa que os portugueses distinguem duas variedades.

A variedade "catártica medicinal", a mais dispersa no mundo; as amêndoas muito amargas e muitíssimo purgativas.

A variedade "árvore de coral", medicinal-de-espanha, árvore de nozes purgativas; as folhas são eriçadas de pêlos glandulares; segregam latéx, límpido, amargo, viscoso e muito cáustico.

F. Pax apud Cortesão distingue três variedades:

Jatropha curcas, L.; Jatropha curcas, Paz, diferente da J. curcas, L., pela penugem ou cotão nos ramos florais; Jatropha macrophyla, Pave, de folhas mais profundamente labiadas.

Fontes:

PlanteBiodiesel

Aboissa

Veja aqui as Fontes e a Bibliografia Consultadas

Nenhum comentário: