sexta-feira, 4 de julho de 2008

A CULTURA DO PINHÃO MANSO - Jatropha curcas

Segundo Beltrão, 2006, o pinhão manso (Jatropha curcas) é uma planta arbustiva da família das Euforbiáceas possivelmente originária da América, que ocorre de forma espontânea em diversos estados do Brasil. No passado, o pinhão manso já foi cultivado em pequena escala em alguns países, inclusive no Brasil, mas atualmente é uma cultura de pequena expressão mundial. É encontrado vegetando de forma espontânea, mas também em cercas-vivas ou próximo a residências, onde tem valor folclórico ou aplicações medicinais.

Com o advento do Programa Brasileiro de Biodiesel, o pinhão manso foi incluído como uma alternativa para fornecimento de matéria-prima. Esta escolha baseia-se na expectativa de que essa planta possua alta produtividade de óleo, tenha baixo custo de produção por ser perene e seja extremamente resistente ao estresse hídrico, o que seria uma vantagem significativa principalmente na região semi-árida do país.

Num trabalho, nosso, de revisão bibliografica, estamos disponibilizando o maximo de informações achadas sobre o assunto, na esperança que possamos achar meios de garantir a produção de biodiesel no Brasil.

Dividi o tema em vários tópicos, como vemos abaixo:

  1. DESCRIÇÃO

  2. HISTÓRIA DA PLANTA

  3. UTILIZAÇÕES DA PLANTA

  4. PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE

  5. CLIMA

  6. SOLO

  7. CARACTERÍSTICAS BOTÂNICAS

  8. USO do ÓLEO

  9. ADUBAÇÃO e CORREÇÃO

  10. PROPAGAÇÃO

  11. PLANTIO

  12. TRATOS CULTURAIS

  13. PRAGAS e DOENÇAS

  14. COLHEITA

  15. VANTAGENS

  16. DESVANTAGENS

  17. Pinhão-Manso: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Fontes:

PlanteBiodiesel

Aboissa

Veja aqui as Fontes e a Bibliografia Consultadas

Nenhum comentário: