A companhia norte-americana Amyris e a trading brasileira de açúcar e álcool Crystalsev anunciaram nesta quarta-feira a formação de uma joint venture para produzir e comercializar biodiesel feito a partir de cana-de-açúcar.
A tecnologia foi desenvolvida pela empresa americana e tem como característica principal o emprego de microorganismos para transformar a sacarose da cana em biodiesel.
A primeira unidade de produção será construída em parceria com a produtora de açúcar e álcool Santa Elisa Vale, acionista majoritária da Crystalsev.
A empresa fornecerá dois milhões de toneladas de cana para o projeto e vai operar a fábrica, que deve iniciar as atividades em 2010, produzindo por ano 10 milhões de galões do combustível.
"Desenvolvemos a tecnologia e procuramos um parceiro para comercializá-la". Faremos a primeira produção de diesel a partir de cana no mundo", afirmou à Reuters John Melo, presidente da Amyris.
O produto tem as mesmas características ou ainda melhores do que o diesel feito a partir do petróleo, segundo representantes das empresas.
A intenção das companhias é que já na primeira fase do projeto o custo do novo diesel seja equivalente ao petróleo ao preço de 60 dólares o barril.
"É nosso objetivo buscar valor agregado e diversificação. Hoje arbitramos entre o preço do álcool e do açúcar. Vamos poder arbitrar entre cinco produtos", afirmou o CEO da Crystalsev, Rui Lacerda Ferraz, acrescentando que, numa segunda fase, o projeto também deverá abranger a produção de gasolina e combustível de aviação a partir de cana.
A vantagem apontada em relação ao biodiesel convencional, extraído de oleaginosas, seria em relação ao percentual de mistura no tanque e principalmente ao custo de produção. Com o diesel de cana, o percentual de mistura ao diesel convencional pode chegar até 80% sem a necessidade de adaptações dos motores. A diferença está no processo de fermentação, onde são adicionadas leveduras que estimulam a produção do óleo a partir do suco da cana, que logo em seguida é encaminhado para a finalização.
"O foco do produto não é substituir o diesel convencional e nem o biodiesel. Mas obtermos uma nova matriz renovável e mais limpa", disse o presidente da Amyris, John Melo. Ele estima que o custo do barril do diesel de cana deve ficar próximo de US$ 60,00. Melo lembra que o processo para obter o diesel de cana é quase o mesmo que o do álcool.A Santa Elisa Vale é controlada pela família Biagi, com 67 por cento do capital, e também tem como sócios a BNDESPAR, o Goldman Sachs e a família Junqueira.
As empresas, que não informaram o valor do investimento, pretendem fazer mais parcerias no futuro para o desenvolvimento do combustível.
Leia também:
Amyris e Crystalsev unem-se para lançar diesel renovável da cana-de-açúcar, em 2010 (Crystalsev)
Santelisa Vale anuncia parceria para produção de diesel de cana-de-açúcar [Exame (Assinatura)]
Crystalsev ea Amyris anunciam parceria na área de biodiesel (Safra News)
Amyris e Crystalsev produzirão biodiesel de cana (O Globo Online)
Fonte:
quinta-feira, 3 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário