quinta-feira, 3 de julho de 2008

Jatropha Curcas (physic nut, pinhão manso, tempate) Jatropha curcas (físico porca, Pinhão manso, tempatan)

Outros nomes: Jatropha, Pinhão manso, pinhão Botija, pinhão porca leite, piñoncillo, tempatan, nozes Barbados, castanhas físico

Jatropha curcas, é uma planta nativa da América para as Américas, se cre que é nativa do México e de lá ela foi para a África, na Índia e em outras partes do mundo e é usado para curar diversas doenças. Pertence à família das Euphorbiaceae com nome científico de Jatropha curcas. Possui mais de 3 mil 500 espécies agrupadas em 210 gêneros.

No entanto, muitos já catalogaram como "uma cultura estranha" a ser desenvolvido sem ser considerada para alimentar as pessoas. Hoje é um cultivo agroenergético de futuro. É, em sua maior parte, venenoso e, portanto, não é comestível.

A Jatropha curcas não é uma cultura que sirva de lenha nem para sombra. Diz-se também que é uma planta milagrosa, com muitas propriedades medicinais.

Do caule da Jatropha é extraído látex, e das suas folhas e cascas outras substâncias para aplicações medicinais (desde a antiguidade) e tem sido utilizado, também, como um inseticida biológico.

Desde tempos imemoriais, que se tem dito que é uma planta de muita "energia".

Das sementes desta arbusto se obtem um óleo de alta qualidade,superior ao de mamonapara ser usado como combustível, em substituição ao diesel.

O tamanho e a altura da Jatropha curcas

A Jatropha curcas é uma árvore (ou arbusto) normalmente de médio porte, que chega a uma altura de 3 a 5 metros.

A vida útil da Jatropha curcas

A Jatropha curcas dura mais de 30 anos e pode chegar até 50 ou mais anos. Esta é uma real e poderosa vantagem comparativa desta espécie incomparável.

Sementes da Jatropha curcas

As sementes de Jatropha têem a forma de uma noz, embora um pouco menor. Quando a sua casca, que normalmente é verde, começa a ter um tom amarelado, as sementes estão prontas para ser colhidas. Ao remover a casca encontramos três sementes. Cada uma delas contém 40% de óleo, diz o professor Klaus Becker, que tem se dedicado a testar a resistência de Jatropha em países como Egito, Índia e Madagascar.

Reprodução da Jatropha curcas

A Jatropha pode reproduzir por sementes ou por propagação vegetativa (estacas), quando a planta é obtido por sementes leva 2 anos para a primeira colheita. primeira produção será com um ano, com a vantagem de que a planta não sofre variabilidade pela possibilidade de cruzamentos com outras plantas.

Para os países com problemas de desertificação se apresenta como uma boa alternativa para grandes mudanças que os Estados têm a obrigação de promover.

O conteúdo de óleo de cada uma das sementes da oleaginosas está entre 35% e 37% podendo atingir valores mais elevados em função da variedade e manejo da cultura. Por isso, é muito importante as condições e formas de cultivo onde a tecnología de adubação e irrigação são fundamental.

Produção: Um hectare de terra pode producir, em média, de 6-8 toneladas e podendo pasar de 10 toneladas ou mais em função da área e condições de plantação e colheita. Isso gera aprox. óleo

Doenças do Jatropha curcas

Têem sido descritas uma série de doenças (Danilo e David Padilla Monterroso) e de agentes causais que a afetam nos países com climas tropicais, como a Nicarágua, México, Colômbia, Brasil, Argentina, América Central, em geral. Nas Filipinas e outros países, também, têm sido relatados vários agentes, (ac). Obviamente, isso vai depender do manejo das variedades. Em termos gerais,são sitadas como exemplo, sem que a referencia seja

Antracnose (a, c Colletotrichum sp.)

Os sintomas das doenças que têm sido descritos e seu agente causador são os seguintes:

mancha marrom escuro, limitada às nervuras, conferindo uma forma angular. É circundada por um halo de cor amarela, prenecrótico com exudato bacteriano. Em estagios mais avançadas do desenvolvimento, a mancha é observada com o crescimento necrótica e branco no centro.

Fungos: temos estudado um número de fungos que lhes dizem respeito, mas temos de ver a situação no Chile ao mesmo tempo que temos estudado os fungos entomopatogênicos na luta biológica contra pragas. Não há trabalhos no México e na Nicarágua, a este respeito.

As principais pragas na Jatropha curcas L. que causam abortos e mal formações em frutos e sementes também foram identificada pelos cientistas Pachycoris klugii Burmeister (Heteroptera: Scutelleridae) e Leptoglossus zonatus (Dallas) (Heteroptera: Coreidae).

Pragas e artrópodes úteis foram encontrados em plantações de Jatropha curcas L. na Nicarágua. A principal praga: Pachycoris klugii Burmeister (Heteroptera: Scutelleridae) que afeta o desenvolvimento dos frutos. A segunda praga mais comum era: Leptoglossus zonatus (Dallas) (Het.: Coreidae). Além disso, uma dúzia de espécies de insetos se alimentam desta planta.

Entre outras pragas incluem: a broca tronco Lagocheirus undatus (Voet) (Coleoptera: Cerambycidae), grilos, lagartas comedoras de folhas. Entre os insetos benéficos foram encontrados polinizadores, predadores e parasitas. O potencial dos insetos benéficos está em estudo.

Algumas idéias sobre gestão

Um dos importantes trabalhos que merece um estudo mais aprofundado é a "poda" que é importante como em qualquer árvore ou arbusto, que produz frutos e sementes, para gerar muitos ramos laterais, para fazer bom uso luz solar, ao mesmo tempo que produz abundante floração e, em seguida, obter frutos e sementes de qualidade.Isto me foi salientado pelo Dr. Engenheiro Agrícola e meu amigo Don Carlos do Solar quando se estabelece parreiras de uva de mesa no Chile: para a busca da luminosidade é essencial poda.Além disso, é importante manter este arbusto tão pequenos quanto possível, isto é importante para fins da colheita, no nosso caso, por enquanto, manual. Mais importante ainda para a realização da mecanização da colheita, para qual é necessário manter a plantação, como baixa altura, o mais uniforme buscando troncos e ramos suficientemente forte e firme.

O florescimento da Jatropha curcas

A floração na Jatropha curcas pode se apresentar entre 12 e 24 meses em condições favoraveis, mas normalmente demora mais tempo. A produção das sementes se estabiliza a partir do 4 ° e 5 anos. O desenvolvimento do fruto leva cerca de 90 dias, a partir da floração, até maturação das sementes. Ele pode florescer novamente após produzir frutos quando as condições permanecerem favoráveis por mais 90 dias, mas após esta 2ª floração, a planta não floresce novamente sem se desenvolver vegetativamente, como descrito por Jorge Alejandro DoaVega Lozada no México.

O desenvolvimento dos frutos é, geralmente, desigual e, o crescimento dos frutos tardios, só começa após o a maturação dos frutos temporões. Este é o problema mais urgente para se resolvido pelo trabalho de cientistas, da biotecnología, no melhoramento genético da Jatropha. Isto é importante, pois uma produção uniforme torna mais viável a utilização de máquinas para colheita.

A cultura de tecidos para a rápida propagação e melhoramento genético em genótipos selecionados de Jatropha curcas é altamente desejável.Isso permite fornecer rapidamente material para novas plantações, considerando genótipos selecionados de acordo com as suas propriedades como produtividade, resistência, e assim por diante. No Chile, a Universidade do Chile, em particular, o professor Dr.Manuel Paneque iniciou estudos neste sentido e tem desenvolvido um programa interesante de genética onde a produção de variedades especiais adaptadas a diferentes climas e solos, é a prioridade.

Vantagens das culturas Jatropha curcas

As vantagens obtidas pela utilização na produção de biocombustíveis são relevantes, vamos ver:

Com a integração dos cultivos agroenergéticos - tal como é o caso da Jatropha curcas - irá expandir a produção de matérias-primas agrícolas destinadas ao consumo interno e para exportação abre o setor da industria da bioenergia e dos biocombustíveis.

A contribuição fundamental dos cultivos energéticos e de biocombustíveis está no aumento da produtividade da força de trabalho e de diversificação das atividades económicas nas zonas rurais, fornecendo múltiplos serviços energéticos para aquecimento e preparação alimentar, para além do energia necessária para produzir electricidade, da indústria e dos transportes "
Agricultura bioenergia (leia produção de Jatropha cultivo ou outro), como produtor de energia, regenerativa dos agro-ecossistemas eo prestador de serviços ambientais (como a mitigação das alterações climáticas, a protecção da biodiversidade, a recuperação de solos marginais, etc .) São componentes essenciais da sustentabilidade. Hoje nós fomos à procura de uma agricultura sustentável e socialmente responsável.

No âmbito das Nações Unidas disse, "as tecnologias ambientais na agricultura são os meios tecnológicos para a gestão dos ecossistemas que visam melhorar a produção agrícola e de pós-produção, mantendo simultaneamente a reprodução ea capacidade de regeneração dos recursos naturais.

A Jatropha curcas pode crescer muito bem em praticamente todo o país. Especialmente nas áreas em que as práticas por parte dos agricultores pobres tenham deteriorado qualidades físicas e químicas, tornando-os inutilizáveis terras para a agricultura agora. Você pode crescer nas áreas que inclua a área de desertificação avança. Cientistas chilenos estabelecer (um avanço), que suscitou um mapa produtivo, na ordem dos 400.000 ha possível integrar desde a sexta regios Norte.

O combustível obtido será um pouco mais barata, mais baixo de alguma forma das importações de petróleo (reduzindo custos e dependência) e expandiu produção de matérias-primas agrícolas.
Ele permite a diversificação da matriz energética e à incorporação de energias renováveis e os biocombustíveis principalmente renováveis.

A Jatropha natural tem vantagens em relação a outras práticas e agroenergéticos até agora produzido. Esse biocombustível essencialmente gera uma redução da poluição ambiental e à substituição de recursos não renováveis como o petróleo.; Permite grandes extensões de terra (não deserto), até agora inútil poderia ser cultivada, criando empregos e benefícios para os países com poucos recursos.

Assim, torna-se uma cultura de plantas ou de "socialmente responsável". Trata-se de uma cultura social.

Em conformidade com as qualidades que um combustível deve ter para executar uma modernos motores diesel conforme demonstrado por Becker.

Os motores não precisam de alteração de uso;

O processo de produção primária e transformação da indústria determina estoque de carbono dos combustíveis fósseis mais limpas, não contém enxofre forma que ele não gera emissões deste elemento;

Foi dito que tudo Jatropha é resistente a mais de oito meses, um ano de seca e temperaturas em torno de 40 graus centígrados não wither na Jatropha Becker foi descrito na Índia, então o Jatropha resiste às temperaturas elevadas e longos períodos de As secas como nenhum outro vegetal.

Jatropha protege o solo e fertilizados (folha queda faz com que formam um manto protector. Portanto, mais uma vez, tornar-se erosão do solo fértil. (Isto cria camadas de sedimentos de até 0,7 centímetros por ano). Poucas anos, esses solos são aptos para o cultivo.

Em locais onde não cresce deserto não por falta de água e de calor, Jatropha é capaz de criar, com os seus arbustos atingir seis metros, autênticos verdes florestas.

Pode ser misturados em qualquer proporção com o diesel fóssil, melhorando a qualidade do combustível obtido.

Outra vantagem que percorrem os preços de algumas culturas como a soja ou Raps. No que garante uma procura estável ao longo do ano para este fim, certamente travar a queda sazonal do grão.

Os cientistas acreditam que o petróleo Jatropha, um arbusto muito dura, você pode obter alta qualidade biocombustível.

Além disso, como a planta cuidados solos, evitar a desertificação, gera empregos e benefícios países com poucos recursos.

Em geral, apresenta uma grande resistência a qualquer cultivo abusivo, por exemplo: a sua aptidão para a terra salinas, deserto, pobres ou marginais, pH extremos, a fábrica torna-o ideal para a obtenção de biodiesel a partir de áreas improdutivas, o o que traz consequências sociais impensável, de enorme benefício para o país e seus cidadãos.

Fonte: Jatropha Chile

Nenhum comentário: