terça-feira, 23 de março de 2010

Uso de Aguapés para produzir Biocombustíveis

Acontece nesta quinta e sexta-feira, dias 18 a 19 de março, uma reunião interna na Embrapa Pantanal para a discussão de um projeto de pesquisa que avalia a viabilidade da produção de biocombustíveis a partir de aguapés que descem o rio Paraguai.

O projeto se chama "Produção de biocombustíveis a partir de ilhas flutuantes de biomassa em planícies de inundação do Brasil: estudo de caso no Pantanal" e será apresentado nesta quarta-feira à tarde, dia 17, à Prefeitura de Corumbá (MS).

Ele integra instituições como Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Embrapa Labex EUA, Embrapa Agroenergia, Grupo Combustíveis Alternativos e Laboratório de Engenharia Ecológica (LEIA), ambos da Unicamp, a empresa Bioware de Campinas (SP) e a Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O pesquisador Ivan Bergier, da Embrapa Pantanal, vem monitorando o fluxo dos aguapés, conhecidos como camalotes, pelo rio Paraguai desde janeiro de 2008. Uma câmera de vídeo foi instalada às margens do rio em meados de 2009 para monitorar a passagem das plantas aquáticas, permitindo mensurar a quantidade de biomassa exportada ao longo do tempo e verificar a sazonalidade da exportação. "Com esses dados, vamos definir a estratégia de captura das plantas. Já se sabe que o auge da exportação coincide com o período de cheia que vai de maio a julho", disse Ivan.

A parceria com a Unicamp vai permitir o desenvolvimento de uma dissertação de mestrado que aborda a questão da sustentabilidade da produção de biocombustível a partir do camalote do Pantanal. "O uso do recurso natural deve dinamizar a economia local, mas sem comprometer a estrutura e o funcionamento do ecossistema", afirmou o pesquisador.

A dissertação deverá abordar ainda o uso do aguapé no projeto "Sustentabilidade da Suinocultura em São Gabriel do Oeste", liderado pelo pesquisador Ivan Bergier. "A proposta é utilizar o aguapé como elemento filtrante do biofertilizante líquido produzido pelos biodigestores, de modo a reduzir o potencial de contaminação do solo, água e emissão de gases de efeito estufa", explica.

A biomassa do aguapé "cultivada" nas lagoas pode ter destinos nobres como a produção de fertilizantes, fibras e bioenergia, incrementando a renda de pequenos e grandes produtores de suínos.

A produção de biocombustível a partir do aguapé nativo do Pantanal ou cultivado em sistemas integrados de produção é interessante do ponto de vista da renovabilidade. Se a biomassa é plantada em solo, como a soja para produzir biodiesel, seria preciso o emprego de insumos não renováveis, como fertilizantes e combustíveis de origem fóssil, o que reduz substancialmente sua sustentabilidade.

No caso do camalote nativo, Eichhornia crassipes (Mart.) Solms-Laubach, como a planta é produzida na planície e se desloca naturalmente pelo rio, esses insumos são desnecessários. "No caso da produção de aguapé em lagoas de suinocultura também não haveria necessidade de deslocar áreas de produção de alimentos para produzir biocombustíveis", explicou.

A Embrapa Pantanal identificou o potencial de produção do biocombustível a partir desta biomassa e buscou parcerias para o início da pesquisa. A Embrapa Agroenergia, em articulação com a Embrapa Labex-EUA, realizará a caracterização da biomassa dos aguapés e do óleo extraído desta matéria-prima.

Também está sendo desenvolvida, sob orientação do pesquisador Ivan, uma dissertação de mestrado em Estudos Fronteiriços (UFMS-CPAN), pela aluna Cristiane Nogueira de Jesus, cujo objetivo é avaliar o papel socioeconômico e cultural que o camalote desempenha na sociedade fronteiriça e com isso subsidiar as bases para o uso sustentável dessa biomassa.

PROCESSO

O projeto vai estudar o potencial dos camalotes para a produção de gás de síntese (syngas). Amostras de ilhas flutuantes de aguapé, que descem o rio Paraguai, serrão secas, moídas e processadas em um reator, onde serão transformadas em bio-óleo. Após todo esse processo, esse bio-óleo será convertido em syngas, que, atualmente no Brasil é produzido a partir do petróleo. O aguapé também é encontrado em represas de hidrelétricas e barragens. Neste contexto, a retirada dessas plantas soluciona problemas técnicos nas turbinas.

"O aguapé é uma alternativa potencial para produção de energia renovável", afirma o pesquisador da Embrapa Agroenergia, José Dilcio Rocha, que estará presente na reunião. Segundo ele, o syngas, além de ser um biocombustível, também pode ser utilizado na produção de fertilizantes, diesel sintético e outros produtos químicos.

A partir das informações apresentadas, de acordo com Carlos Alberto Luengo, líder do projeto e pesquisador da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), é possível identificar oportunidades para fomentar o desenvolvimento sustentável regional por meio do incentivo e criação de tecnologias para a conversão em biocombustíveis de plantas aquáticas flutuantes exportadas pelo rio Paraguai.

O projeto é liderado pela Unicamp e Embrapa Pantanal e será desenvolvido com recursos do CNPq, por meio do edital CT-Energ52, do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), e da Embrapa, por meio do Macroprograma 2. Macroprogramas fazem parte do sistema de gestão da Embrapa para o desenvolvimento de pesquisas.

Fonte:
Da Agência

Um comentário:

sandro meireles disse...

TOMARA QUE DE CERTO ESSE PROJETO DE PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL DO AGUAPÉ, POIS É MUITO ABUNDANTE EM NOSSOS RIOS E LAGOAS , ALEM DO MAIS A CULTURA DO AGUAPÉ PODE SER CONSORCIADA COM OUTRAS CULTURAS.