quarta-feira, 3 de março de 2010

Com novos recursos, pinhão-manso é destaque em ações de pesquisas

Embrapa estima que, no prazo de três anos, serão desenvolvidas pesquisas com pinhão-manso (Jatropha curcas) em todo o Brasil.

Sob a coordenação da Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), o projeto "Pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em pinhão manso (Jatropha curcas L.) para a produção de biodiesel", foi aprovado em janeiro deste ano, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos, FINEP, do Ministério da Ciência e Tecnologia, MCT, no valor de R$6.860 milhões.

Serão realizadas pesquisas desde a parte agronômica até a produção do biodiesel e a destoxificação da torta do pinhão-manso. A parceria de 98 pesquisadores irá impulsionar o desenvolvimento da cultura do pinhão manso.

São 22 instituições sendo elas 16 unidades da Embrapa (Solos, Florestas, Milho e Sorgo, Gado e Leite, Agroindústria de Alimentos, Cerrados, Clima Temperado, Agropecuária Oeste, Soja, Semi-Árido, Algodão, Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rondônia, Informática Agropecuária e Meio Norte) 5 universidades (Federal do Paraná, Estadual do Norte Fluminense, Federal de Lavras, Universidade de Brasília e Federal do Tocantins) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).

O Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães, ressalta a importância do trabalho em rede, principalmente com o pinhão-manso - potencialmente viável para a produção do biodiesel - que ainda está em fase de domesticação. Apesar da carência de informações técnicas, a cultura vem sendo difundida e implantada em diversas regiões do País.

O pinhão-manso é uma das alternativas em estudo para atender o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). "O principal objetivo é ter o domínio tecnológico da cultura para que possam ser feitas recomendações técnicas aos produtores, baseadas em dados", salienta Durães.

Entre as ações previstas, estão a instalação de Banco Ativo de Germoplasma (BAG), a definição de sistemas de produção, destoxificação da torta, desenvolvimento de estudos de viabilidade e sustentabilidade na cadeia produtiva, incluindo estudos de impacto sócio-econômico-ambiental, balanço energético e ciclo de vida.

Biodiesel - Em 2009, o biodiesel a partir de plantas oleaginosas cresceu 39% em relação ao ano anterior, com 1,56 bilhão de litros consumidos. A soja, corresponde cerca de 80% da matéria-prima utilizada para essa produção. O restante é dividido entre o sebo bovino, algodão e a mamona. O Governo Federal, incentiva as pesquisas para que outras oleaginosas (pinhão-manso e palmeiras oleíferas) atendam o mercado.

Fonte:

Da Agência

Nenhum comentário: