segunda-feira, 22 de março de 2010

Quiabo pode ser usado na fabricação de biodiesel

O produtor José Cabral investiu na produção do legume. Ele acredita que o cultivo de quiabo é uma boa oportunidade de ganhar dinheiro. “Eu vendo no comércio de Cássia e para as entidades através da CONAB, nas escolas, hospitais e tenho um freguês do comércio de Franca também”, diz José Cabral da Fonseca.

A engenheira da Emater Franciely Augusta de Carvalho acompanha de perto os cuidados com a lavoura. “Uma das vantagens é o baixo custo de investimento na produção. Hoje a caixa do quiabo está mais cara que um saco de milho. Então a vantagem é imensa, a colheita é fácil e isso para o pequeno produtor é o principal ponto”

Por enquanto, em Cássia, apenas o seu José Cabral produz e vende o quiabo para o mercado local e também para a Conab. Mas essa realidade pode mudar, já que a partir de agora também será possível utilizar o legume para a produção de biodiesel.
O pesquisador Artur Augusto Alves aproveitou o estudo desenvolvido em uma Universidade da Inglaterra para concluir que é possível extrair óleo da semente.

Agora é a vez do quiabo. Segundo seu Artur o novo produto além de ter qualidade rende mais que o óleo extraído da soja. “A produção de óleo do quiabo por hectare pode chegar a 1500 quilos de óleo contra 480, 500 quilos de óleo de soja por hectare”, afirma Artur.

A fabricação de óleo de quiabo ainda em caráter experimental. O objetivo agora é incentivar pequenos produtores do município a fornecer matéria prima para a fabricação de biodiesel. “Já que está surgindo esse projeto novo talvez possa vir mais produtores e aderir ao programa de plantio de quiabo e vai gerar emprego e renda para as famílias de Cássia porque vai gastar mais funcionários”, diz o técnico da Emater José da Costa Júnior.

Fonte: Blog Cidade do Sol Noticias

Nenhum comentário: