sexta-feira, 8 de agosto de 2008

São Paulo testa ônibus a hidrogênio

07/08/08 - Entre setembro e dezembro o ônibus movido a hidrogênio será testado pela empresa Metra, que opera no corredor São Mateus-Jabaquara, zona leste de São Paulo, com extensão de 32 km, abrangendo a área do Grande ABC. Nesta fase, o teste será sem passageiros. A partir de dezembro, será disponibilizado para os 285 mil passageiros diários que utilizam o corredor. A informação é do gerente de desenvolvimento da EMTU e responsável do projeto, Carlos Zundt. A tarifa será a mesma.

O executivo diz que é cedo para falar em frota, mas adianta que o contrato prevê a montagem de mais quatro unidades até chegar ao ponto de propor ao governo do estado um plano de médio e longo prazo de implantação efetiva do projeto. Por questões de cláusulas de confidência, fixadas entre os participantes do consórcio, não é permitido citar valores, embora Zundt deixe escapar que ele ultrapassa a casa dos R$ 22 milhões, em montagem , desenvolvimento, instalação do posto de abastecimento, entre outros itens.

O custo unitário por veículo, conforme o executivo, fica próximo do valor de dois trolebus, somando aí o valor da energia elétrica para movimentação. "O trolebus e o hidrogênio não poluem. A diferença é o custo da energia elétrica e o custo do hidrogênio. O processo e a tecnologia que estamos usando fogem de tudo o que se viu até hoje no mundo. Ele permite que qualquer fornecedor de células participe. Somado a isso temos montadoras de ônibus com preços relativamente baixos e alta qualidade. No cotação com americanos e alemães, nossos preços são mais satisfatórios." "Este projeto tem possibilidade de criar nova atividade econômica para o Brasil", vislumbra o presidente da EMTU, José Ignácio Sequeira de Almeida.

Fonte:

Da Agência

Nenhum comentário: