terça-feira, 5 de agosto de 2008

O poder do grão que hoje ocupa 21 milhões de hectares no país

O Brasil só começou a produzir soja em escala comercial nos anos 60. No início, semeou o grão no Rio Grande do Sul. Foi necessária uma década de pesquisas genéticas até que surgissem sementes adaptáveis ao clima tropical e técnicas de correção de solo para permitir o plantio do grão no Centro-Oeste. Nos anos 90, a soja chegou à Amazônia. Nesta década, passou a injetar prosperidade até em alguns dos rincões mais pobres do Nordeste. Converteu-se na principal atividade econômica da região que se estende do oeste da Bahia ao sul do Maranhão. O Brasil se tornou o maior exportador e o segundo maior produtor do grão. Por enriquecer o solo onde é cultivada, a soja ressucitou as lavouras de milho e algodão, que a substituem nos períodos de descanso da terra. Seu farelo é um dos principais ingredientes da ração de animais. Item básico da cozinha, seu óleo é também matéria-prima do biodiesel. Por tudo isso, a sja fez brotar, nos últimos anos, muitas cidades. Hoje, suas lavouras cobrem 21 milhões de hectares em 1 877 municípios de vinte estados.


CASO EXEMPLAR 1
Luís Eduardo Magalhães (BA)
Era só um posto de gasolina de beira de estrada. Em 1970, converteu-se em ponto de parada dos imigrantes do Sul que iam para o oeste baiano. Virou vilarejo quando a soja apareceu, no fim dos anos 80. Há sete anos, transformou-se no município de Luís Eduardo Magalhães, o centro da soja do Nordeste. Hoje, é a sede de vinte grandes empresas de processamento de grãos e fibras, com 44 000 habitantes. Na área de prestação de serviços, um dos destaques é o luxuoso Hotel Saint Louis, uma torre de sete andares com 76 suítes e um centro de convenções

[img02]
CASO EXEMPLAR 2
Balsas (MA)
A cidade de 79 000 habitantes, fundada em 1918 no sul do Maranhão, levou sete décadas para começar a prosperar. Isso só aconteceu depois que sulistas trouxeram a soja para a região. Parte da virada se deve à Fapcen, uma fundação de pesquisa dos agricultores que criou sementes adaptadas ao solo e clima locais. A soja pulverizou riqueza por Balsas, o segundo pólo do grão no Nordeste. Há vinte anos, o maranhense Ilson Mateus tinha um mercadinho. Embalado pela soja, transformou sua loja em uma rede de atacado e varejo que faturou 800 milhões de reais no ano passado. “Vou no ritmo da soja”, diz.

Leia também:
De grão em grão
Uso da soja como matéria-prima para a produção de biodiesel

Fonte: Revista Veja - 23/07/2008
Do:

Nenhum comentário: