quinta-feira, 26 de março de 2009

Sabesp anuncia início de coleta de óleo de fritura em Registro

Segundo superintendente Irineu Yamashiro, um litro de óleo é suficiente para poluir 25 mil de litros de água

O Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura (Prol) já é realidade em Registro. Seu lançamento foi anunciado última sexta-feira, 20 de março, durante a abertura da 6ª Semana da Água do Vale do Ribeira, pelo superintendente regional da Sabesp, Irineu Yamashiro.

“Trata-se de um programa relativamente simples, mas de expressivo impacto positivo, pois com ele conseguiremos evitar que muitos litros do óleo usado em cozinha contaminem rios, mar, solo e lençol freático”, explicou Yamashiro. Segundo ele, um único litro de óleo é suficiente para poluir 25 mil de litros de água.

A implantação do Prol em Registro é uma iniciativa da Sabesp, em parceria com a Prefeitura, a Associação Comercial (Aciar) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira (Idesc).

De acordo com a Assessoria de Meio Ambiente da Sabesp, o óleo de fritura polui os rios por conter carga orgânica elevada que, em sua digestão, requer oxigênio dissolvido, essencial à respiração dos peixes e outras formas de vida. O óleo também contribui para formar uma camada na superfície, que prejudica a oxigenação das águas.

Estima-se que 4 bilhões de litros de óleo de fritura sejam produzidos ao ano no Brasil, 2 bilhões dos quais são descartados após o uso. Do total descartado, estima-se que somente 5% sejam reciclados.

“Com o desafio de reduzir e até eliminar a poluição, o programa de reciclagem de óleo de fritura baseia-se em informação, conscientização e na implantação de um sistema de coleta do óleo usado”, explicou Irineu Yamashiro.

Segundo ele, 30 mil folhetos informativos impressos pela Sabesp estão sendo distribuídos de casa em casa, junto com a conta mensal de serviços de água e esgoto, e três pontos de coleta instalados em Registro estão aptos a receber o óleo usado. São eles: a sede do Cidadão Catador, na Rua Chile, nº 48, Vila Ribeirópolis (Pedreira); a agência de atendimento da Sabesp, à Avenida Prefeito Jonas Banks Leite, 400, centro; e o Departamento Municipal do Bem Estar Social, à Rua São Francisco Xavier, 165, centro.

Além disso, integrantes do projeto “Cidadão Catador”, que já recolhem papelão, alumínio e plástico na cidade, começaram a coletar também o óleo usado de cozinha.

De acordo com o superintendente da Sabesp, todo o óleo coletado no município será encaminhado para reaproveitamento na produção de biodiesel. “Além de reduzir a contaminação do ambiente, o programa ainda contribuirá para gerar renda aos catadores”, concluiu Irineu Yamashiro.

Fonte: Diário de Iguape

Nenhum comentário: