segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Pesquisa brasileira sobre microalgas é destaque na Superinteressante

As pesquisas de biocombustível a partir de microalgas conduzidas pelo Centro de Pesquisas da Petrobras-Cenpes, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande-Furg e Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, são destaques da edição 256 da Revista Superinteressante, de setembro de 2008. O projeto conta com a participação de professores, pesquisadores e estudantes da instituição e é coordenado pelo prof. dr. Marcelo D´Oca e pelo prof. dr. Joaquim Ariel Moron Villarreyes.

As microalgas, não-visíveis a olho nu, quando coletadas e tratadas, podem gerar biodiesel com alta produtividade. São capazes de crescer e se reproduzir em tanques, não usando espaço agrícola para serem cultivadas.

Somente 30 mil das 300 mil espécies de microalgas estão catalogadas pela Ciência. A pesquisa com biocombustível tem contribuído para esse processo, ampliando o conhecimento científico mundial sobre as microalgas.

As microalgas são coletadas, isoladas e identificadas, depois levadas para tanques de cultivo, para reprodução. Após quatro dias, são levadas para secagem e embaladas para evitar o contato com a luz e o oxigênio do ar.

Para a produção de óleo e de biodiesel, as microalgas secas são colocadas em reator para extração do óleo que será utilizado na fabricação do combustível. Esse óleo, de volta ao reator, é transformado em biodiesel por meio de reações químicas.

Fonte: Jornal Agora

Nenhum comentário: