quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Algodão tem potencial para produção de biodisel no PI

07/01/09 - O pesquisador José Lopes Ribeiro, em pesquisa, informa que o algodão e o girassol têm potencial para a produção de biocombustíveis no estado do Piauí e Maranhão. Estudos desenvolvidos pela Embrapa Meio-Norte ao período de 8 anos revelaram uma produtividade média no Piauí de 4,3 toneladas de algodão caroço por hectare.No maranhão, esse número chega a 4,2 toneladas. Tendo o caroço de algodão um teor de 18% à 20%.

Nesses 8 anos de estudos em 7 cidades de cada estado, foram implantados 82 experimentos. No Piauí Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí foram os municípios que tiveram a melhor média de produtividade. No Maranhão, as melhores produtividades foram registradas nos municípios de Tasso Fragoso, com uma variação de 2,7 toneladas por hectare a 4,2 por hectare.

As pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Meio-Norte indicam que o girassol é a mais novo opção para a produção de biocombustíveis,os estudos conduzidos em 5 municípios do Piauí e em e 5 do Maranhão, reforça a tese do pesquisador José Lopes Ribeiro: “ as condições de clima e sol, principalmente nos cerrados, são favoráveis ao desenvolvimento da cultura”.

Em 29 experimentos de avaliação de genótipos de girassol, conduzidos num período de nove anos, a produtividade variou de 1,1 tonelada de grãos por hectare a 1.9 tonelada de grãos por hectare. Mas a cultura do girassol ainda está em desenvolvimento no Brasil. De acordo com o levantamento do IBGE em 2008 a área colhida do Brasil com girassol foi de 90.493 hectares, sendo superior a 139 mil toneladas.


Fonte: Diário do Povo

Nenhum comentário: