O trabalho hoje se restringe aos municípios do Território Serra da CapivaraÁreas
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apóia o Programa do Biodiesel no Piauí e está investindo na organização dos produtores de mamona no Território Serra da Capivara, que envolve os 13 municípios da região de São Raimundo Nonato, no Semi-árido piauiense.
O superintendente regional do MDA no Piauí, Adalberto Pereira, explicou, na manhã desta terça-feira (26), que o trabalho é feito em parceria com o Governo do Estado através de órgãos como o Emater e a Comunidade Kolping, uma ONG que há vários anos atua no Piauí.
Segundo Adalberto Pereira, o trabalho hoje se restringe aos municípios do Território Serra da Capivara, porque eles oferecem um solo mais propício para o cultivo da mamona. “O objetivo é melhorar a produtividade, para que o plantio de mamona possa realmente se transformar num investimento que promova a geração de emprego e renda."
Na região, os agricultores conseguem colher de 400 a 500 quilos de mamona por hectare, o que é considerada uma produtividade muito baixa. “Com a introdução de sementes selecionadas e novas técnicas de plantio, essa produtividade pode subir para até 2 mil quilos por hectare, numa cultura consorciada com feijão”, destaca Adalberto Pereira.
O superintendente que a empresa Brasil Ecodiesel, que mantém uma usina de biodiesel na cidade de Floriano, compra o quilo de mamona por R$ 0,65, mas no mercado de São Raimundo Nonato chega a custar até mais de R$ 1,00, principalmente nesta época do ano, quando o produto fica mais difícil.
Fonte: Ccom
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário